Tambor de centro alto
Se a altura da elevação exceder a 0,1 mm, o resultado será ajustes prematuros e um freio ineficiente.
Tambor ranhuras
A profundidade das ranhuras não deve exceder a 0,1mm. Ranhura maior resultará em desgaste prematuro das lonas, necessidade de ajustes frequentes, vidramento da lona ou pedal elástico.
Tambor boca de sino
A conicidade não deve exceder a 0,2 mm no diâmetro do tambor. Conicidade acima deste limite causará pedal de freio baixo, pedal elástico ou deformação da sapatas de freio.
Diâmetro excessivo do tambor
Diâmetro execessivo causa desgaste irregular e prematuro da lona e do tambor de freio, deformação da sapata e perda de eficiência do material de atrito.
Tambor convexo
A convexidade não pode exceder a 0,1 mm, convexidade maior resultará em frenagem ineficiente, necessitando de frequentes ajustes dos freios.
Tambor com pontos duros
Pontos duros podem causar pulsação no pedal de freio, ranhuras nas lonas e frenagens inconstantes em baixas velocidades.
Tambor Côncavo
A concavidade não pode exceder a 0,1 mm, concavidade maior resultará em frenagem ineficiente, necessitando de frequentes ajustes dos freios.
Tambor Côncavo
Fissuras podem causar desgaste prematuro da lona, ovalização ou quebra total do tambor de freio.